Cheesecake de limão com merengue e eu me achando demais!




O título é bobinho mas é verdade gente, sempre gostei de cozinhar como todos podem perceber não é? Mas fazer um doce perfeito, na minha opinião, é mil vezes melhor do que fazer um belo macarrão ou um risoto dos deuses, porque o doce "perfeito" é lindo, dá gosto de fotografar, de mostrar no blog, não sei explicar.
Coisas de quem gosta mesmo é de fazer coisa bonita além de gostosa.
Por isso o título bobinho, fiquei me achando tão demais que refiz a receita no Natal uma semana depois pra ter certeza de que não tinha tido só sorte da primeira vez, kkk.
Daí um dia destes estava lembrando da minha visita na Cheesecake Factory há anos atrás e deu uma vontadinha...
Entrei no app da Philadelphia (se chama Cozinhaterapia) e vi esta receita e resolvi arriscar, apesar de achar que ela estava com problemas.
E estava mesmo, mas alguém lá em cima me iluminou a cabeça e consegui resolver tudo e fazer este doce lindíssimo e muito, mas muito gostoso de verdade.
Para quem for usar o app deles já aviso, os tempos de forno estavam bem errados e não testei ainda mais nenhuma receita, então fiquem de olho ok?

Vamos aos ingredientes.

Base:
140 g de manteiga derretida
200g de biscoito de leite (eu usei biscoito de maisena e o resultado foi ótimo)

Creme:
500g de Cream Cheese
150g de açúcar
2 potes de iogurte natural
3 ovos inteiros
suco de 1 limão (eu coloquei 2 e ficou perfeito, um só iria ficar sem sabor nenhum)

Merengue:
150g de açúcar
3 claras
raspas dos dois limões do creme


Preparo:
Para a base basta bater os biscoitos no processador até virar uma farofa lisinha e depois adicionar a manteiga derretida até misturar. Daí você vira esta farofa em uma forma de aro removível e vai pressionando tudo no fundo até ficar homogêneo.

Depois vá para a batedeira e coloque todos os ingredientes do creme e bata até ficar um creme bem fofo e uniforme. (Eu bati os ovos e o açúcar primeiro, como em bolos, e depois fui colocando o resto aos poucos e o suco de limão por último). Despeje o creme batido por cima da base e leve a forma ao forno pré-aquecido a 180 graus.

Aqui estava o ERRO da receita. Mandava ficar no forno só por 30 minutos, mas neste tempo o creme ainda está completamente mole e daí quando fosse desenformar iria desmontar todo.
Deixei o dobro deste tempo e fui olhando até ver que o centro do creme já estava firme e corado nas laterais. Daí sim tirei do forno, esperei esfriar bem e coloquei na geladeira até gelar completamente.

Quando estiver gelado começamos a fazer o merengue.
Na batedeira de novo batas as claras em neve e vá juntando o açúcar aos poucos até dar o ponto de suspiro. Quando deu o ponto espalhei o suspiro por cima do cheesecake gelado, tomando cuidado pra não encostar nas laterais da forma, senão quando fosse desenformar iria estragar o suspiro que ia grudar.
Levei a forma de novo ao forno pré-aquecido, desta vez  a 220 graus só por uns 10 minutos para que doure as pontas do suspiro.
Vou ser bem honesta, eu achei que dourou pouco e o efeito não era como eu queria, então usei meu maçarico culinário e dei uns retoques onde quis depois.
Por fim espalhe as raspas de limão por cima do cheesecake e desenforme, e voilá. 

Chique e gostoso demais.
Tenta fazer aí e depois me conta seu resultado ok?


Comentários

Postagens mais visitadas