Potinhos de pêra e amêndoas

Este doce é uma coisa linda em todos os sentidos. Primeiro que meu vontade de fazer assim que eu vi, só por causa do visual assim da pera saindo do potinho, coisa bonita de se ver. Segundo porque os ingredientes são uma combinação muito legal.
Quando cozinhei as peras eu sentia o leve cheiro do gengibre na cozinha, e depois quando assei a massa podia sentir o cheiro da baunilha misturando e aquela massa crescendo bem suave, como se fosse um suflê. Bonito de se ver a transformação de ingredientes tão simples nesta peça final.


Eu nunca tinha feito um doce da Cozinha Coletiva, do Richie. Eu sei que no post dele ele menciona que esta receita ele adaptou da nossa querida Patricia Scarpin, mas eu adaptei a minha dele e a vi primeiro lá, então acho justo mencionar os dois por aqui.





Potinhos de Peras e Amêndoas
(adaptado daqui)

Ingredientes para as peras:
4 peras firmes, descascadas, cortadas ao meio e sem sementes;
1/4 de xícara de açúcar mascavo claro;
1/2 xícara de açúcar refinado;
2 colheres de manteiga;
1/2 xícara de água;
1/4 da colher de chá de gengibre ralado (eu usei o em pó).

Para o creme de amêndoas:
¾ xícara mais 1 colher de sopa de açúcar refinado [160g];
40g de manteiga sem sal, amolecida;
½ colher (chá) de extrato de baunilha;
¾ xícara (180ml) de creme de leite fresco;
2 ovos, claras e gemas separadas;
1 xícara (100g) de farinha de amêndoas;
¼ xícara + ½ colher (sopa) de farinha de trigo com fermento, peneirada [40g].

Preparo:
Em uma frigideira em fogo baixo, derreta os açúcares com a manteiga, até formar um caramelo [cuidado para não queimar, senão o caramelo amarga]. Adicione a água [com cuidado] e deixe ferver, até que o caramelo se dissolva. Junte as peras, o gengibre e cozinhe por uns 20 minutos, em fogo baixo e virando as peras, de vez em quando. Reserve.
Coloque o açúcar, a manteiga, a baunilha, o creme de leite, as gemas, a farinha de amêndoas e a de trigo na tigela da batedeira e bata até obter um massa espessa. Em outra tigela, bata as claras até obter picos suaves. Junte as claras à massa delicadamente, com o auxílio de uma espátula, misturando de baixo para cima. Divida a massa entre oito ramequins com capacidade para 150ml . Arrume uma metade de pera no meio de cada potinho e leve ao forno por 30 minutos ou até que o recheio doure e firme.
Aqui em casa eu sempre reduzo tudo para não sobrar, então fiz metade desta receita que renderam exatos 4 ramequins.



Comentários

Unknown disse…
Olá, estou chegando por aqui hoje. Te achei numa foto de um queijo camembert no Google Imagens e acho que valeu a pena dar uma passeada pelo blog, por tuas receitas... Gostei!
Um beijo
Flávia
http://ateliedacaie.blogspot.com
Flavia...que bom que gostou, volte sempre..será um prazer.
Patricia Scarpin disse…
Hum, me deu vontade de fazer esses potinhos de novo! Obrigda pelas palavras doces, querida, você sempre tão educada.
Bj!
Adorei a receita Paty...e faço questão de dar crédito a quem é de direito. Beijos

Postagens mais visitadas